Aposto que você morre de vontade de adicionar um pouco de cor em sua casa mas tem medo! Acertei????

Todo mundo tem, as cores são lindas, incríveis e mágicas. Podem transformar qualquer ambiente como num passe de mágica mas trabalhar com elas pode ser uma tarefa difícil quando não se tem a técnica e conhecimento necessários. Daí vem o medo de usá-las em casa. O que acaba acontecendo??? Vivemos em um país tropical, exuberante em cores e a maioria de nossas casas tem tons de bege, cinza e branco. Aiaiaiai…..enquanto isso temos um mar infinito de possibilidades lá fora! Basta observar a natureza e sua profusão de cor.

A Cor é assim: ou você gosta ou você não gosta! Tem pessoas que gostam de cores mais claras, outras de cores mais fortes, tons mais intensos e tons pastéis. Cada pessoa tem seu gosto e como aqui nosso objetivo é ajudar você a decorar a sua casa do seu jeito, as cores vão fazer parte da sua decoração de acordo com o seu gosto e não porque alguém disse que é legal ou porque está na moda certo? Só que para isso você precisa conhecer um pouco sobre elas, entender como elas funcionam para poder usá-las.

A cor é sem dúvida, uma das mais importantes ferramentas que um designer de interiores dispõe e agora você também rsrsrs. Entretanto a escolha das cores, seu uso e aplicação é algo pessoal e subjetivo, bem como uma experiência estimulante e desafiadora que requer pesquisa e estudo. Mas então, como utilizar as cores na decoração? Vamos recorrer ao círculo cromático ou roda das cores, simplificando. Através dele você conseguirá criar esquemas cromáticos aplicáveis aos seu espaço de maneira simples e descomplicada.

As cores conhecidas como primárias ou básicas são o vermelho, azul e amarelo e elas não são resultante da mistura de nenhuma das cores. Já as cores secundárias como o laranja, roxo e verde, são resultante da mistura de duas das cores primárias e as cores terciárias são os seis tons são resultantes da mistura das cores primárias com as secundárias. Partindo deste conhecimento básico chegamos as análogas que são as cores próximas”, as complementares e as tríades que acontece quando se escolhe 3 cores mantendo-se o espaço entre elas iguais. Parece complicado mas não é! Basta observar o círculo cromático com um pouco de atenção para compreender e pronto, agora não tem segredo e não tem erro, você já pode escolher as cores para sua decoração.

Observe…..

 

Todo mundo tem uma forte conexão emocional com a cor. Diferentes cores fazem você se sentir diferente, dias bons, dias ruins. Se você deixar o medo de lado na hora de usá-las vai se divertir, caso contrário terá um espaço completamente neutro e tudo bem se gostar dele assim também. Nosso objetivo aqui é que você tenha o mínimo de conhecimento possível para poder testar e se aventurar no mundo das cores.

Além disso tudo existe a psicologia das cores, onde temos o significado de que cada cor, em termos de emoções, nos provoca. E embora possa te auxiliar na hora de se guiar e escolher não necessariamente reflita seu jeito de ser. O que importa é como eles fazem você se sentir e como você quer se sentir em sua casa. Quando usadas corretamente, as cores aumentam o sentimento que você deseja transmitir em uma sala. Isso traz sentimento e emoção para seu espaço.

Além de um espaço único, o uso consistente das cores em toda a sua casa, cria fluxo. É isso que você quer, certo? Você quer uma casa que flua de um cômodo para outro. Em outras palavras, um sentimento harmonioso da porta da frente até a dos fundos. Você quer que todos se sintam a vontade em sua casa certo?

Então você precisa de uma paleta de cores para sua casa toda. Você precisa usar a cor de forma consistente para criar os sentimentos que deseja. Ela será o elo de conexão. Usar uma paleta de cores pré-definida é libertadora, não limitativa. Você não precisa de muitas cores diferentes para criar uma casa colorida. Você só precisa das cores que o fazem se sentir da maneira que você é e deseja.

Uma vez que você escolhe suas cores, você pode reutilizá-las de maneiras diferentes. As mesmas cores aplicadas de diferentes maneiras podem criar diferentes sentimentos, modos e personalidades para seus espaços. Como a paleta de cores é familiar, sua casa irá fluir junto.

Tenha sempre em mente que os tons neutros como o branco, o preto, o cinza e os beges são tons de base para qualquer decoração, depois basta adicionar os toques de cor que desejar seja nas paredes bem como objetos. As cores podem ser quentes ou frias e portanto você pode utilizá-las para dar aconchego ou ampliar espaços, tudo vai depender da sua imaginação e vontade. Se você ainda está em dúvida, te convido a acompanhar o nosso instagram, a série: “Como usar cores na decoração” está no ar esta semana, dá um pulinho lá para aprender um pouco mais. O importante é não ter medo de usá-las.

E se você achou este conteúdo legal e quer indicar para uma amiga, compartilhe sem dó rsrsrs. Vamos juntas, ajudar mais e mais pessoas a terem a casa do seus sonhos de maneira simples e descomplicada.

Simples Assim!!!

Imagens gentilmente cedidas por – Carlos Reis Brioschi

Leave a Reply