Criatividade!

Criatividade!

 

Hoje vamos falar sobre Inspiração e Criatividade na decoração!

Como você está lendo um blog sobre design de interiores, pode ser que você já tenha ouvido falar sobre um “moodboard” ou “painel de inspiração”. Talvez você não saiba exatamente o que eles são, mas vou tentar ajudá-lo a aprender o que são e como você pode usar um para desenvolver sua criatividade.

Antes de começar a decorar de fato sua casa, é importante definir o seu próprio estilo. Por isso na semana passada falamos sobre isso e você também pode acompanhar em nosso Instagram os mais variados estilos de decoração existentes. Então eu te faço uma pergunta: Você consegue definir o que gosta e o que não gosta em termos de decoração em forma de imagens? Conseguiria fazer recortes do que gosta, do que não gosta e organizar isso tudo em um quadro?

Hum….. difícil né, afinal não é uma das tarefas mais fáceis. É por isso que usamos os moodboards ou painéis de inspiração.

O que é um Moodboard?
Um painel de inspiração é uma ferramenta visual que comunica nossos conceitos e idéias visuais. É um arranjo bem pensado e planejado de imagens, materiais, tecidos e etc. que te ajuda a se inspirar na hora de projetar seu espaço ou criar seu conceito particular de decoração.

Por que usamos um Moodboard?
Para nos dar um caminho, quase um passo a passo do que queremos usar em nosso espaço.
Usar um moodboard ajuda você a se expressar, a colocar e traduzir em imagens o que você tem em mente para o projeto. Às vezes é muito complicado expressar suas idéias visuais para os outros e na maioria das vezes para nós mesmas então o moodboard é uma ferramenta de comunicação visual muito eficiente. Um painel de inspiração é um bom ponto de partida para fazer as coisas. Isso ajudará você a reunir e focar suas idéias e a definir seu projeto.

Como criamos um Moodboard?
Tal como acontece com a maioria dos processos de design. Existe um processo “padrão” que é útil de seguir. Mas, como nossa proposta é se divertir no processo, eu acredito que ser criativo e não seguir as regras é muito mais legal. E para isso só tem um jeito: Fazendo!

Criar um moodboard irá ajudá-lo a explorar e encontrar seu próprio estilo e a melhor maneira de aprender sobre algo no design é fazê-lo. É por isso que quero que você coloque a mão na massa para criar um moodboard que represente seu próprio estilo.

Pense sobre sua casa, suas roupas, seu escritório, suas férias, coisas que você sonha. Como elas se parecem? O que sente em relação a elas? Quais são os pontos em comum? É uma cor? Uma textura? Um padrão? Um sentimento / emoção?

Colecione imagens que representem esses pensamentos. Essas imagens contarão sua história e quando elas se juntarem começarão a mostrar seu estilo. A coleção de imagens representará seu estilo de vida e estilo pessoal. Você vai ver como é divertido e gostoso praticar este exercício. Pegue revistas de decoração, moda, estilo, viagens enfim…o material que tiver, um pedaço de tecido, uma amostra de piso enfim o que sua intuição mandar e vá recortando e juntando tudo.

Arrume uma cartolina ou papel mais duro para fazer o seu painel, você decide, o tamanho. Depois de cortá-las, mova as imagens no painel para criar diferentes composições. Jogue com as imagens até ficar feliz com as imagens que você possui.

Eu sei que isso é difícil de fazer quando você nunca fez isso antes, mas todos começamos do início. Meus primeiros painéis de inspiração na faculdade não foram muito impressionantes, mas comecei a aprender como eles funcionavam ao fazê-los.

E isso não é algo que você vai aprender lendo. Você precisa fazer. Tem que colocar a mão na massa desta vez. tente, tenho certeza que vai gostar.

Outro elemento importante para os moodboards que pode te ajudar a transmitir sua mensagem de forma muito eficaz é usar palavras-chave para contar sua história. 2 ou 3 palavras-chave bem selecionadas vão te ajudar a descrever o que a esta altura já deve estar fervilhando em sua cabeça.

Este é um painel que preparei para uma das minhas primeiras clientes, ela estava procurando por algumas idéias de interiores para criar o seu escritório de arquitetura que chamava “Sintonia Interiores”. Observe como combinei, imagens de estilo de vida e imagens de interiores para ter uma ideia do que iria compor o espaço dela.

Observe que não há um número exato de imagens que precisam ser usadas em um painel como este. Eu já vi alguns que têm apenas uma imagem e alguns outros que têm até 30 imagens. O que é importante é que eles contem a sua história, do seu jeito e gosto.

E então, vamos criar um??? Se você criar um moodboard, eu adoraria que você me enviasse, para nós conversarmos a respeito dele. Você criá-lo e postar uma foto no seu insta coma hastag #meupainelsimplesassim ou na página da Simples Assim no facebook.

Mas se você achou que não leva muito jeito pra coisa tudo bem, estamos organizando uma Oficina de MoodBoard em breve…. então já quero deixar aqui um convite para você se juntar a nós em uma dia de pura diversão, inspiração e criatividade, regado a lanchinhos deliciosos e muita conversa. Ao final da oficina você vai ter aprendido como fazer o seu painel e vai poder ainda levá-lo para casa para começar seu decor. Vai ser demais!

Quero ver seu painel heim!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top
%d blogueiros gostam disto: